• A iniciativa conta agora com a parceria da ONG Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS)
• O projeto, que já beneficiou mais de 4,8 mil crianças e adolescentes no mundo, foi implementado em seis países, sendo o Brasil o primeiro da América Latina
Itajubá (MG), 26 de agosto de 2019 – A Airbus Foundation e a Helibras, em parceria com a organização da sociedade civil (OSC) CIEDS, realizaram na última quinta-feira (22) a cerimônia de abertura da segunda edição do programa de desenvolvimento juvenil Flying Challenge Brasil. A iniciativa tem por objetivo estimular o gosto pelos estudos e inspirar crianças de 9 a 11 anos a explorar carreiras na indústria aeroespacial. O evento aconteceu em Itajubá (MG), cidade sede da Helibras - subsidiária da Airbus Helicopters.
"Estou certo de que a nova edição do programa será um sucesso assim como foi no ano passado, quando percebemos que 90% das crianças que participaram apresentam melhora no desempenho escolar e comportamento. Também ficamos muito contentes ao perceber o grande interesse das meninas pela aviação, algo que precisa ser estimulado”, afirma Jean-Luc Alfonsi, presidente da Helibras.
Esta edição do programa vai beneficiar mais de 50 crianças da Escola Municipal Professora Isaura Pereira dos Santos (Itajubá). Os alunos receberão mentorias de matemática e língua portuguesa, além de participarem de oficinas de Ciência e Tecnologia com visitas à Helibras e outras fábricas da cidade.
O programa Flying Challenge Brasil da Airbus Foundation, será realizado de setembro a dezembro, e contará com o apoio de voluntários da Airbus/Helibras e coordenação do CIEDS.
Ao final do programa, os alunos com o melhor desempenho serão premiados com uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ) para uma sessão de treinamento no simulador do helicóptero H225M.
Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, subsidiária da Airbus, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Em seus 41 anos de atividades, a Helibras já entregou cerca de 800 helicópteros no país. É líder do mercado brasileiro com participação de 50% na frota de helicópteros a turbina e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Atibaia e Brasília. Sua fábrica, que emprega cerca de 500 profissionais, produz as aeronaves H125 – Esquilo e H225/H225M, além de executar modernizações de aeronaves. A empresa também customiza diversos modelos que atendem os segmentos civil e militar. Em 2018, a Helibras registrou faturamento total de R$ 567 milhões.
Sobre a Airbus Foundation
A Airbus Foundation, criada por Guillaume Faury, CEO da Airbus, conta com Airbus, Airbus Helicopters e Airbus Defence and Space como contribuintes e membros fundadores. A fundação é a divisão da Airbus para filantropia corporativa, usando os recursos, produtos aeronáuticos e espaciais, competências, força de trabalho diversificada e cultura de inovação do grupo para tratar de problemas sociais. A fundação apoia, particularmente, a comunidade humanitária global e inspira e prepara os jovens para os desafios de amanhã. Desde seu lançamento em maio de 2008, a Airbus Foundation facilitou mais de 70 voos de caridade para inúmeros destinos ao redor do mundo. Mais informações podem ser encontradas em: https://www.airbus.com/company/airbus-foundation.html
Siga nos no Twitter: @AirbusFdn
Sobre o CIEDS
O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS constrói redes para a prosperidade - entendendo prosperidade como boa educação, boa alimentação, saúde e principalmente, confiança no futuro - por meio de parcerias estratégicas com governos, instituições, empresas e sociedade civil. A organização cria e articula tecnologias que possibilitam políticas públicas mais efetivas e um investimento social estratégico. Suas ações concentram-se em quatro eixos: a) Educação e Cidadania; b) Inclusão Social e Bem-Estar; c) Empreendedorismo e Inovação Social; d) Engajamento Cívico. Com foco em gestão de excelência em 21 anos de história, foram mais de 500 projetos realizados, mais de 2 milhões de beneficiários diretos, quase 4 mil comunidades apoiadas, mais de 13 mil funcionários e mais de 470 parceiros.
Fundada em 1998, é uma Instituição Social Sem Fins Lucrativos, filantrópica, signatária do Pacto Global da ONU, com status de Consultor Especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC, membro do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, do Grupo Consultivo da Sociedade Civil do Banco Interamericano de Desenvolvimento – ConSOC Brasil do BID e do Comitê Gestor do Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário. Foi eleita, em 2019, pelo prêmio TOP 500 NGOs, do NGO Advisor, a 3ª ONG mais relevante do Brasil e a 63º do mundo.